segunda-feira, 15 de outubro de 2007

As baratas sobrevivem sem a cabeça?


A grande resistência das baratas é, sem dúvida alguma, incontestável. Diz-se por aí que sobreviveriam até a uma guerra nuclear. E sem a cabeça conseguiriam sovreviver? Segundo uma matéria da revista Scientific American, poderia sim, e por semanas.

O mesmo não acontece com os humanos pois ao sofrer uma decapitação, além da hemorragia e perda de pressão sanguínea, morreríamos por inanição e falta de ar, pois os órgãos responsáveis por essa função estão na cabeça e são controlados pelo cérebro.

As baratas contam com estruturas respiratórias em cada segmento do seu corpo e em situações extremas seu metabolismo dimiui muito, favorecendo a economia de energia. Esses animais ainda contam com gânglios, que possuem neurônios aglomerados, distribuídos pelo corpo que são capazes de executar as funções nervosas básicas.

Os estudos sobre baratas decapitadas vem confirmar o que nós vemos por aí... As baratas são realmente duras na queda. Por isso e muito mais estão tão a vontade em lugares tão inóspitos como nossos esgotos.

Para ver a matéria original clique aqui.

Nenhum comentário: