quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Estrelas, Planetas, Planetas anões...

clique na imagem para ampliar

Quando pensamos no espaço nossa mente viaja imaginando as estrelas, os planetas, os asteróides e muito mais. Mas como os cientistas fazem para classificar cada um deles?
São vários os aspectos considerados, então vamos simplificar um pouco:

Estrelas são corpos celestes que produzem energia através de um processo chamado Fusão nuclear. A estrela mais próxima da Terra depois do Sol é Próxima Centauro.

Para um astro ser chamado de planeta ele precisa girar ao redor de uma estrela (com ou sem luas ao seu redor, grande ou pequeno, não importa); ser redondo como uma bola (ou quase redondo) e não pode ter vizinhos próximos dele. Mas para ser chamado de planeta anão ele tem que obedecer as duas primeiras regras e não se encaixar na última. Além dos planetas que conhecemos, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, o Sistema Solar possui três conhecidos planetas anões: Ceres, Plutão e Eris.

Como vocês já devem saber, Plutão foi reclassificado como planeta anão. Essas mudanças acontecem algumas vezes conforme o conhecimento científico vai se aprimorando. Isso já ocorreu também com o planeta anão Ceres que já foi classificado como planeta, asteróide e agora, planeta anão. Mas esta história fica pra outro dia...

Mais em: Oba

Nenhum comentário: