sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Por que o suco de laranja tem o gosto ruim depois de escovar os dentes?

Nós podemos facilmente identifcar os sabores que combinam muito bem. A combinação de chocolate com amêndoas chega a dar água na boca, assim como sorvete com morangos. Mas se você já tomou um pouco de suco de laranja depois de escovar os dentes lembra que o sabor a seguir é o pior gosto que já experimentou.

Enquanto o sabor de hortelã da pasta de dente é muito bom, e o suco de laranja tem um delicioso doce sabor cítrico, a combinação do dois produz uma mistura que é horrorosa. Mas por quê?

Atualmente os cientistas sabem que o paladar deriva de uma combinação entre as moléculas dos alimentos e os receptores existentes na língua. Moléculas de um certo formato irão interagir com receptores que são moldados para encaixar nelas. Mas os receptores podem ser manipulados, o que pode ser a melhor explicação para o terrível gosto da mistura de creme dental e suco de laranja.

O provável culpado desta desagradável reação é um agente que produz a espuma e que está presente em todas as marcas de creme dental. Lauril éter sulfato (SLS - na sigla em inglês) é um surfactante adicionado no creme dental que serve para formar a espuma através da quebra da tensão superficial da saliva, possibiltando a formação de bolhas.

Mas ele tem outras funções. Ele suprime os receptores de sabor doce e também destrói os fosfolipídios. Esses ácidos graxos são responsáveis por inibir os receptores do sabor amargo. Desta forma o lauril éter sulfato através da inibição do sabor doce e destruindo os fosfolipídios esconde o sabor doce e promove o sabor amargo do suco de laranja.

Se você nunca tomou um gole de suco de laranja depois de escovar os dentes, faça o teste se tiver coragem. =)

Retirado de HowStuffWorks

Nenhum comentário: