quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sapo cururu na beira do rio...

A fama do sapo-cururu não é das melhores. Há quem diga que ele é capaz de lançar veneno em quem encosta em sua pele ou se aproxima. Mas está comprovado: isso não passa de mito! Cientistas acabam de descobrir que as glândulas que produzem e guardam o veneno desse anfíbio só funcionam quando pressionadas, o que ocorre, por exemplo, quando ele é mordido por um predador. Portanto, não há por que ter medo: o sapo não tem como lançar veneno em você de propósito!

A defesa passiva, comum entre os anfíbios, pode nos parecer estranha. Afinal, sendo mordido, o risco de o animal morrer é grande. No entanto, Carlos Jared do Instituto Butantan explica que, agindo assim, o sapo-cururu protege a comunidade em que vive. “Alguns indivíduos morrem, mas como o veneno atinge o predador e ele passa muito mal, acaba associando esses efeitos ao veneno do bicho e aprende a não atacá-lo”, explica o biólogo.

Por não ter como lançar seu veneno quando quiser, o sapo-cururu é considerado venenoso, como outros anfíbios e até algumas plantas. Ele não representa perigo, pois só libera veneno se suas glândulas são pressionadas. Já os animais peçonhentos são outra história. Alguns grupos de cobras, por exemplo, além de terem veneno, contam com estruturas para expeli-lo e injetá-lo, como músculos e dentes afiados. “Uma grande ‘vítima’ dos sapos-cururus são cachorros, que acham o pulinho do animal divertido, resolvem mordê-lo e acabam envenenados”, conta Carlos Jared. Ou seja, não há motivo para temer o sapo-cururu, mas fique de olho no seu bicho de estimação!

Leia mais...

Um comentário:

Unknown disse...

- eu acho que , os sapo tem sua versão . tenho muito nojo .