Se você é um fã de séries policiais como CSI, Dexter ou outras que mostram o cotidiano de investigações criminais, certamente já viu algum dos personagens jogando uma certa substância em uma parede e depois, com um auxílio de uma lâmpada, observando pontos brilhantes e concluindo que ali havia respingos de sangue.

A mistura detecta a presença desse catalisador, no caso o ferro presente no sangue. Para executar um teste com luminol, os criminalistas pulverizam a mistura em qualquer lugar onde possa haver sangue. Com o ferro acelerando o processo, a luz brilha o suficiente para ser vista em um ambiente escuro ou com o auxílio de um lâmpada de luz negra.

Diversos crimes já foram solucionados com a ajuda dessa substância, mas um caso bastante conhecido foi o assassinato na menina Isabella Nardoni. Sérgio Pohlmann, perito criminalístico especializado em química legal, conta como o luminol ajudou a solucionar este crime em uma coluna do Terra TV:
"A sua utilização é muito importante porque auxilia o perito na hora de levantar todos os vestígios para solucionar um crime. A partir das manchas de sangue, pode-se sugerir uma dinâmica do que teria acontecido"
Veja a reportagem completa aqui
A fórmula química do luminol é esta representada abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário