sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tênis nosso de cada dia

Se existe um calçado que vicia e que nos acompanha todos os dias na escola, na saída com os amigos e até mesmo pra praticar esportes, este é o tênis! Fica bem com quase todas as nossas roupas, não é meninas? Super confortável e companheiro. Mas ele sempre foi assim? E para fabricar, é simples?

A produção de um tênis, assim como a dos mais variados tipos de calçados, é um processo complexo que demanda utilização de várias áreas do conhecimento. Medicina e Física: devido à biomecânica do pé, que é extremamente importante para a proteção e o conforto não apenas do pé, mas do corpo como um todo. Desenho e Informática: desenvolvimento de modelos. Engenharia e Informática: logística de produção. Química e Engenharia: desenvolvimento de materiais para aplicação em calçados.

Os primeiros calçados, desenvolvidos pelos homens das cavernas, eram obtidos das peles de animais, cortadas, raspadas, secadas e, depois, amarradas em seus pés. Hoje é tudo bem diferente. Muita pesquisa e tecnologia são utilizadas para desenvolver e fabricar o tênis que você tanto gosta de usar.

Com o desenvolvimento de materiais sintéticos a produção se tornou bastante diversificada possibilitando modelos adaptados para cada necessidade do usuário. Existe tênis para corrida, para caminhar, pedalar, escalar e apenas para deixar o visual mais legal. São utilizados, além do tradicional couro, os polímeros. Mas o que são polímeros?

Polímeros são moléculas gigantes que apresentam unidades que se repetem, como por exemplo o PVC, o poliuretano e a borracha. Eles são utilizados em vários outros produtos que você usa em casa, na escola, no shopping.... Mas se você ainda está curioso e quer saber mais, clique na figura abaixo e leia um artigo completo sobre o tênis nosso de cada dia.


Um comentário:

Anônimo disse...

Li o artigo e achei ótimo.Recomendo a sua leitura, muito explicativo e fácil de entender.