quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Por que as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas?

Você sempre escutou que deve trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes para economizar energia. Que elas são econômicas, você está careca de saber, mas a pergunta é: por quê?

As lâmpadas incandescentes produzem luz através de um processo térmico. A corrente elétrica pas
sa pelo filamento de tungstênio (aquele fiozinho dentro da lâmpada), o aquece até que ele emita luz. Mas você também observa que a lâmpada fica muito quente depois de um tempo de uso. Isso acontece porque uma grande parte da energia elétrica é desperdiçada na forma de calor.

O mesmo não acontece com as fluorescentes. Estas lâmpadas são formadas por um tubo e no seu interior existe um gás chamado argônio, um pouco de mercúrio e um revestimento de pó de fósforo
na parte interna do vidro e dois eletrodos, um em cada extremidade, conectados a um circuito elétrico. Quando acendemos a luz, a corrente elétrica atinge os eletrodos, que emitem os elétrons, que passam pelo tubo e colidem com os átomos de gás que há nele.

Nessas colisões, alguns elétrons dos átomos do gás são removidos. Essa “sopa” de elétrons livres e átomos com elétrons arrancados atravessa o tubo, colidindo com mais átomos. Estes absorvem energia e depois a retransmitem sob forma de luz. Acontece que essa luz não podemos enxergar. Mas quando ela atinge o pó de fósforo na superfície interna do tubo, o resultado é a luz branca, que serve para iluminar qualquer ambiente.

Por aproveitar a energia elétrica desta forma, sem desperdiçar muita energia gerando calor, é que as lâmpadas fluorescentes conseguem consumir até cinco vezes menos eletricidade para produzir a mesma quantidade de luz que as lâmpadas incandescentes.


4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da explicação,acho que devia criar uma página sobre "CURIOSIDADES"

Anônimo disse...

muito bom! me ajudou muito

Anônimo disse...

Gostei da explicação ajudou muito.

#Evelyn ta na área💜 disse...

Fácil e rápido